quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

7 Dicas Para uma Gravidez Saudável



Cuidar da saúde é sempre fundamental mas enquanto você estiver grávida é ainda mais importante: você precisa cuidar ainda melhor de si mesmo porque está afetando diretamente a vida de outra pessoa de outra pessoa – o seu bebê.
Aqui está a 7 dicas para ajudá-la ao longo da gravidez.  

1. Se você fuma, uma das coisas mais importantes que você pode fazer é parar de fumar: bebês nascidos de mães que fumam tem um menor peso médio de nascimento, são mais propensos a nascerem prematuramente e correm maior risco de morte por síndrome de morte súbita infantil do que os de não-fumantes. Mesmo se você já estiver grávida, parando de fumar beneficiará o bebê durante o tempo restante de gravidez. Não é só o bebê que irá se beneficiar. O pós-parto trará menos complicações para você também.

2. Por outro lado, é importante prestar atenção a sua dieta. Muitas mulheres acham que tem que 'comer por dois', mas as pesquisas mostram que as mulheres só precisam de um reforço extra de 200 a 300 calorias por dia durante a gravidez. O importante é garantir que você obtenha as proteínas, vitaminas e minerais necessários para construir outro ser humano. Essas calorias extras de 200-300 não deve ser desperdiçadas em chocolate ou batatas fritas, mas devem ser ingeridas através do consumo de comidas como frutas, legumes, etc. Também é importante aumentar a sua ingestão de água, que entre outros benefícios ajudará a evitar a prisão de ventre.  

3. Um suprimento adequado de vitaminas e minerais é importante em todas as fases da gravidez, desde a concepção. Por exemplo, uma deficiência de uma das vitaminas B, ácido fólico, no primeiro mês de gravidez pode levar para o bebê nascer com lábio leporino, doença cardíaca congênita ou espinha bífida. Os ácidos graxos Omega-3 (obtida através da ingestão de carne de peixes, óleo de linhaça, nozes e espinafre) são importantes para o desenvolvimento dos olhos e do cérebro do bebê. O Omega-3 também reduz o risco de parto prematuro e depressão pós-parto.  O ideal é obter essas vitaminas através de uma boa e equilibrada alimentação. Os suplementos vitamínicos só devem ser  tomados se forem aprovados pelo seu médico.

4. Muitos especialistas em saúde advertem que é melhor evitar totalmente o álcool durante a gravidez. Isto pode parecer difícil para a mulheres grávidas  que convivem com pessoas que bebem socialmente. Mas é importante lembrar que o álcool é um veneno para o desenvolvimento do bebê.

 5. A gravidez não é um período de pleno repouso. Considerando que ter períodos de descanso é de vital importância para uma boa gravidez,  muitos especialistas acreditam que as mulheres grávidas saudáveis devem fazer cerca de 30 minutos de exercício moderado diariamente.  

6. É também importante minimizar a exposição a substâncias químicas tóxicas durante a gravidez, portanto não é hora de pintar a casa e nem utilizar produtos de limpeza fortes. Principalmente nas fases iniciais da gravidez quando o bebê é particularmente vulnerável.  

7. Muitas mulheres acham a gravidez estressante e isso pode ser um momento particularmente bom para se dedicar a terapias alternativas, como Florais de Bach, homeopatia,  meditação, entre outras.  
Gerar uma nova vida é algo de milagroso. Faça o melhor que puder pois a nova vida começa muito antes de você ter o bebê em seus braços.


Referência:
Artigo da Dra. Jane Thurnell-Read pesquisadora em saúde alergia e stress, autora dos livros  "Allergy A to Z" e "Health Kinesiology". http://www.healthandgoodness.com

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com


Postagens populares