quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Aurora Boreal e Tsunami Solar

Na foto acima pode-se verificar inclusive o reflexo do magnífico fenômeno na superficie do lago.

Moradores do estado do Michigan nos Estados Unidos ficaram fascinados com a beleza da aurora boreal causada por um fenômeno solar. 
O espetáculo celeste é resultado de erupções solares que foram registradas por varios satélites da NASA. As explosões sobre a mancha 1092 do sol foram causadas por instabilidades magnéticas e causaram uma grande nuvem cheia de partículas eletricamente carregadas. Essas partículas vêm em ondas e chegam à terra na forma de um tsunami solar. O choque delas contra o escudo magnético que nos protege provocou uma série de auroras boreais em ambos os pólos do nosso planeta.


Inicialmente os cientistas temiam que estas ondas solares pudessem provocar danos nos satélites em nossa órbita, embora se saiba que elas vão perdendo parte da força durante seu o deslocamento do sol até aqui.

Via: alt1040.com

Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com