segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Cachorros Mais Inteligentes Do Mundo

Entre os cães mais inteligentes estão os Collies. Este cão da foto é o Sampson, ganhador do concurso inglês para animais de estimação: Britain's Most Talented .

Pesquisadores descobriram que os cães são capazes de entender cerca de 250 palavras e gestos, conseguem contar até cinco e executar cálculos matemáticos.

Depois de realizarem testes que inicialmente são feitos para demonstrar o desenvolvimento da linguagem, pré–linguagem e aritmética básica em crianças, os pesquisadores conseguiram mostrar que a média de inteligência dos cachorros é superior ao que se pensava até então.
Os cientistas também elaboraram duas listas classificando quais são as raças de cães mais inteligentes do mundo e também as dos cachorros menos inteligentes.

Os collies e os labradores (chamados em inglês de retrievers) foram os considerados os mais inteligentes enquanto os hounds (cães de caça) e terriers foram considerados os menos espertos.
"A média de inteligência linguística dos cães é equivalente a uma criança humana de dois anos de idade" afirmou o Professor Stanley Coren, especialista em inteligência canina na University of British Columbia em Vancouver onde foi realizado o estudo.

"Isso significa que eles podem entender cerca de 165 palavras, cartazes e sinais, sendo que os 20% mais espertos são capazes de entender 250 palavras e sinais o que equivale a uma criança de 2 anos e meio de idade. Obviamente que nós não podemos sentar e ter um diálogo com um cão, mas assim como uma criança de 2 anos eles demonstram que podem entender gestos e palavras”

O professor Coren, que apresentou seu estudo na última semana na Convenção Anual da Associação Americana de Psicologia, acredita que os cachorros podem ser classificados entre os animais mais inteligentes e podem inclusive competir com macacos e papagaios no que se refere a habilidade de compreensão da linguagem.

Enquanto a maioria dos cães entendem comandos simples como sentar, pegar (buscar) e parar, um border collie testado pelo professor Coren mostrou um conhecimento de 200 palavras faladas. O collie foi capaz de reconhecer os nomes dos itens que ele pedia prá ir buscar e trazia-os corretamente.

O cão foi também rápido ao aprender os nomes de alguns itens novos após ser ensinado o significado de uma nova palavra. Ele trouxe corretamente o item solicitado 70% das vezes. Outros cachorros mostraram habilidades semelhantes, porém de forma mais perceptível em relação aos gestos que obedecem.

O professor Coren também descobriu que os cães podem contar. Para isso ele aplicou testes normalmente aplicados em crianças pequenas. Quando algo inesperado acontece com um objeto, tanto crianças quanto cães fixaram seus olhares no objeto por um tempo maior.

Os pesquisadores descobriram que ao esconder um alimento como um biscoito de cachorro atrás de um obstáculo e logo em seguida colocando mais um biscoito, o cachorro espera ver dois biscoitos, mas se um dos biscoitos é secretamente removido ou ainda mais um biscoito é adicionado, os cães vão ficar esperando por um certo tempo quando o obstáculo é removido da frente.
Professor Coren said: "Dogs can tell that one plus one should equal two and not one or three.
Uma pesquisa entre jurados de concursos de cães realizada nos Estados Unidos e no Canadá, que envolveu mais de 200 participantes, reveleou as raças mais inteligentes. Os “Border collies” foram considerados os mais inteligentes e os “Afghan hounds” foram os menos inteligentes.

O professor Coren acredita que séculos de convivência entre os humanos tem ajudado a melhorar a inteligência dos cães domésticos.Ele constatou que os lobos selvagens por exemplo não se saem tão bem nos testes de inteligência.
Quando uma pessoa aponta, um lobo vai olhar para o dedo enquanto um cão doméstico vai olhar para onde o dedo está apontando. Para algumas dessas raças antigas como os hounds e terriers, eles foram condicionados a caçar enquanto outras raças como os collies e labradores foram ensinadas a obedecer comandos.

Há ainda outras pesquisas que têm demonstrado que outros animais domesticados são de fato mais inteligentes do que se supunha até então. Uma pesquisa recente na Essex University mostrou que os cavalos são capazes de contar.

O professor Marc Bekoff, da universidade do Colorado, afirmou: "Animais domésticos são incrivelmente espertos e emocionais. Eles fazem muitas coisas que seus parentes selvagens não conseguem fazer. Isso se deve a proximidade do relacionamento deles com humanos por muito tempo durante o período de domesticação".

As dez raça de cães mais inteligentes

Border Collie
Poodle
German Shepherd (Pastor Alemão)
Golden Retriever (Labrador)
Doberman Pinscher
Shetland Sheepdog
Labrador Retriever
Papillon
Rottweiler
Australian Cattle Dog

As raças de cachorros menos inteligentes
Afghan Hound
Basenji
Bulldog
Chow Chow
Borzoi
Bloodhound
Pekinese
Beagle
Mastiff
Basset Hound (Basset de Caça)
Via: http://www.telegraph.co.uk/science/science-news/5994583/Dogs-as-intelligent-as-two-year-old-children.html

Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com