quarta-feira, 8 de julho de 2009

Celular Atrapalha motorista



Por que falar ao celular atrapalha mais que uma conversa com passageiros em um veículo?

Para David Strayer e William Johnston, da universidade de Utah(EUA), o celular, mesmo, em viva-voz ou fone de ouvido hand-free, desconcentra o motorista.

Eles testaram 96 voluntários, entre 18 e 40 anos, num simulador de direção. Enquanto falavam ao telefone, os voluntários erraram o dobro de vezes as entradas e sinalizações das ruas. O número de erros caiu quando a conversa era com um passageiro.

Para Strayer e Johnston, o interlocutor que não está no ambiente do motorista fala sem parar, enquanto o passageiro reduz o ritmo da conversa ao perceber que o motorista está numa via perigosa ou vai tomar alguma decisão de rumo.

Fonte: Revista Planeta Janeiro/2009

É uma pesquisa importante que embasa as proibições existentes em relação a o uso de celular ao volante. Aliás já é sabido há tempos que um dos maiores fatores causadores de acidentes no trânsito é a distração.

Eu mesmo tive duas experiências desagradáveis em relação a isto. Numa delas um motorista colidiu no meu carro estacionado, logo depois de se distrair com o cigarro que lhe escapou dos dedos. Na outra, uma mulher que estava usando o espelho retrovisor para se embelezar enquanto dirigia, colidiu violentamente na traseira de um veículo que por sua vez colidiu no meu.

Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com