quarta-feira, 16 de abril de 2008

Judiciário Tira Sites da Internet

A justiça paulista determinou a retirada de 13 sites da Internet por entender que houve a prática de"typosquatting" - uma forma de pirataria de domínio que se baseia na possibilidade de que usuários errem ao digitarem endereços eletrônicos.A ação foi movida pela dona do site "Baixa Hits" contra a empresa que registro vários domínios com nomes similares. Já tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei para regulamentar o tema.

A empresa Vírgula, dona do domínio http://www.baixahits.com.br/, moveu uma ação contra a empresa R & C informática, dona dos sites "baixahitz" e baixahites", entre outros- alegando que os sites estavam causando desvio de clientes. Por entender que se tratava de "typosquatting", o Juiz determinou a retirada dos sites, sob pena de multa de R$ 10 mil por dia.

Para o advogado que defende a detentora do "baixahits", o princípio da anterioridade influenciou no julgamento. Seu cliente registrou o domínio do site em maio/2006 e os registros similares são posteriores a esta data. Já o advogado da R&C Informática, diz que não se pode atribuir a alguém a responsabilidade pelo erro de digitação de outras pessoas.

Sentenças como esta podem ganhar maior embasamento, caso o Projeto de Lei número 256, de 2003, que estabelece condições para para registros de sites, seja aprovado.Uma delas é a impossibilidade de registros que induzam ao erro, decorrentes de reprodução de nomes de domínios já existentes.


Fonte: Revista Valor Econômico - 14/04/08

Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com