quarta-feira, 20 de junho de 2007

Estudo comprova que tinta da impressora é desperdiçada



Um estudo do TÜV Rheinland, encomendado pela própria Epson analisou a eficiência dos cartuchos de tinta de diversos fabricantes de impressoras comprovou o que todos nós já suspeitávamos: Em média, mais do que a metade da tinta dos cartuchos é desperdiçada em impressoras jato de tinta.


No estudo foram analisados tanto cartuchos individuais como múltiplos (várias cores) de vários fabricantes incluindo Lexmark, Canon, Kodak, Hewlet Packard (HP) , Brother e a própria Epson. Foi apurado que os cartuchos individuais da Epson tiveram uma eficiência de 80% (ou seja foi desperdiçado em média 20% da tinta por cartucho). A Kodak Easyshare 5300 foi o pior desempenho com um desperdício de 64% de tinta nas provas.A TÜV Rheinland mediu o peso dos cartuchos antes e depois de usados quando as impressoras informavam que já era hora de trocar-los pois a tinta havia acabado.

Considerando o preço dos cartuchos, onde cada mililitro cuta mais que a mais cara champanhe do mundo, isso é realmente um absurdo que ocorra sem que haja nenhum organismo que fiscalize os fabricantes.

Em muitos casos seria possível imprimir centenas de folhas após a impressora informar que a tinta já acabou. Ainda pior é o fato de que cartuchos múltiplos (com várias cores) acusam que a tinta acabou quando muitas vezes apenas uma das cores chegou ao final.

Assim se você imprimir muitas fotos do céu, com predominância da cor azul poderá estar desperdiçando constantemente as tintas das outras cores do cartucho múltiplo.

Tudo bem que o estudo possa estar puxando a brasa para o assado da Epson que utiliza cada vez mais a técnica de cartuchos de cores individuais e que é de fato nesse aspecto mais eficiente.


Mas cartuchos individuais não são perfeitos pois demonstraram 20% de perda o que significa dizer que a cada 5 cartuchos 1 é desperdiçado.


O estudo não mediu quanta tinta é ainda desperdiçada no processo de limpeza ou por terem secado por falta de uso.



Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com