terça-feira, 24 de julho de 2007

Steampunk e a arte de fazer objetos como se tivessem sido feitos no passado


O site SteamPunkWorkshop dá uma série de dicas para quem queira se aventurar em criar seus próprios objetos futuristas-retrô que simulam como teria sido feito (no passado) um aparelho dos dias de hoje como o computador.

Segundo a Wikipedia, Steampunk é um subgênero da ficção científica, ou ficção especulativa, que ganhou fama no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Trata-se de obras ambientadas no passado, ou num universo semelhante a uma época anterior da história humana, no qual os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na História real, mas foram obtidos por meio da ciência já disponível naquela época - como, por exemplo, computadores de madeira e aviões movidos a vapor. É um estilo normalmente associado ao cyberpunk e, assim como este, tem uma base de fãs semelhante, mas distinta.




O gênero steampunk pode ser explicado de maneira muito simples, comparando-o a literatura que lhe deu origem. Baseado num universo de ficção cientifica criado por autores consagrados como Julio Verne no fim do século XIX, ele mostra uma realidade espaço-temporal na qual a tecnologia mecânica a vapor teria evoluído até níveis impossíveis (ou pelo menos improváveis), com automóveis, aviões e até mesmo robôs movidos a vapor já naquela época.




Lembro do filme A Máquina do Tempo em que o protagonista viaja ao futuro milhares de anos com uma máquina feita basicamente de objetos mecãnicos, parecendo um amontoado de engrenagens.

Se você curte o gênero Steampunk vale a pena conferir STEAMPUNK WORKSHOP.

Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com