segunda-feira, 18 de junho de 2007

Homens Emagrecem Mais Rápido diz pesquisa


Uma pesquisa encomendada pelo Instituto Slimming World revelou que eliminar o excesso de gordura é menos doloroso para os homens. Como o organismo masculino produz o hormônio testosterona, responsável pelo ganho de massa muscular, os homens gastam energia com mais facilidade.
"A testosterona parece ter papel importante no gasto calórico. Já o estrogênio é responsável pela retenção de líquidos, distribuição de gordura na região dos quadris e não parece ter efeito positivo na queima de calorias", esclarece a endocrinologista Mônica Cabral. "Além disso, com a TPM, algumas mulheres ficam mais ansiosas, com maior desejo por doces e carboidratos".
A pesquisa mostrou também que os homens são mais otimistas quando decidem encarar um programa de emagrecimento, já que, historicamente, não se preocupam tanto com dietas e não precisam lidar com a eventual frustração de não terem atingido o objetivo.
"Devido ao apelo estético, as mulheres começam a se preocupar ainda na adolescência. Entre os homens, geralmente esta preocupação ocorre mais tarde, pois o ganho de peso masculino é mais tolerado socialmente", observa a nutricionista Juliana.
Essa diferença de comportamento faz ainda com que as mulheres sejam mais expostas ao efeito sanfona. "Ciclos de engorda-emagrece contribuem para a diminuição progressiva do metabolismo e, conseqüentemente, reduzem a capacidade de queimar calorias", alerta a especialista.

Em compensação, o organismo masculino tende a acumular mais tecido adiposo na região da cintura, o que pode representar um risco para a saúde. "A gordura abdominal é mais prejudicial. Quanto maior a cintura, maior o risco cardiovascular", explica a endocrinologista Mônica Cabral.

Nem sempre o aumento de peso significa excesso de gordura. Para entender a balança, é preciso conhecer a sua composição corporal.
O efeito sanfona pode desencadear alterações no comportamento alimentar, diminuir o metabolismo e comprometer a auto-estima.


Fonte: XENICARE

Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com