quinta-feira, 31 de maio de 2007

Prova de Fogo à credibilidade do Digg

O popular site Digg.com, determina a importância de assuntos através de indicação e votação de seus membros. Desta forma a medida que um assunto vai sendo votado ele vai ganhando posições até ficar entre os mais populares em seu ranking.

Recentemente sua credibilidade foi posta a prova. O rebuliço começou quando os executivos do Digg começaram a remover posts que continham uma chave mestre necessária para quebrar o código de proteção contra cópias do HD-DVD. A iniciativa de censura iniciou após uma carta recebida que alertava para a violação de direitos de propriedade intelectual de uma companhia.Além de remover as postagens o Digg iniciou a remover as contas dos usuários que publicaram o código chave. Mas depois voltou atrás e encarou a bronca com a indústria que ameaçou tirar o site fora do ar. Veja aqui o pronunciamento de Kevin Rose sobre o assunto.

Resumidamente ele diz que como fundador do Digg ele sempre deixou que a própria comunidade de usuários fizessem a moderação dos assuntos indicados. Ocasionalmente o pessoal do Digg remove histórias que violem termos de uso (links para pornigrafia, downloads ilegais, etc). Então a decisão de remover histórias que continham o código do HD-DVD baseados numa ameaça de uma indústria ou mantê-las e correr o risco do site sair do ar tinha que ser tomada. Decidiram num primeiro momento removê-las e passaram a por em prática a determinação.
Mas então, ao ver as milhares de manifestações de leitores decidiram que preferiam ver o Digg sair fora do ar lutando do que se curvar a uma grande companhia. Kevin afirma que ouviu os membros da comunidade e não vão mais deletar hitórias e comentários envolvendo o código e irão lidar com qualquer consequência que essa decisão possa implicar. S
E encerra dizendo: "Se perdermos, pelo menos morremos tentando."

Via: Computerworld

Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com