quinta-feira, 31 de maio de 2007

Bola de Fogo nos céus de Porto Alegre




A esquerda uma foto de um bólido no céu da inglaterra tirada por Jon Burnett


Houveram relatos de avistamentos de uma bola de fogo cruzando o céu do Rio Grande do Sul entre as 22hs desta segunda-feira (14/05/2007) e as 4:00 hs de hoje (terça-feira 15/05/2007). Segundo testemunhas um objeto incandescente semelhante ao uma bola de fogo passou lentamente deixando, segundo alguns um rastro de fumaça para trás. O fenômeno, segundo o astrônomo gaúcho Augusto Leitão, trata-se de um bólido que teria entrado na atmosfera da terra. Este tipo de fenômeno pode ser acompanhado de ruídos característicos, o que explicaria a inquietação dos cães na grande Porto Alegre relatadas por alçgumas testemunhas.
Um fireball ou bólido é outra forma de chamar um meteoro muito luminoso, de magnitude igual ao planeta Vênus ou maior. No final o bólido explode em um luminoso flash quando sua fragmentação pode ser vista.É interessante informar este tipo de avistamento relatando todos os detalhes às sociedades de astronomia. Veja como fazer isso AQUI


Em 2003 um a chuva de meteoritos atingiu uma localidade no estado de Orissa na Índia causando pânico entre os moradores.
Algumas pessoas atingidas pelos fragmentos incandescentes foram inclusive hospitalizadas.
Os cientistas entretanto garantem que o risco de ser morto atingido por um meteoro são muito remotas.

Postagens populares

Direitos Autorais

É expressamente proibida qualquer forma de cópia integral de qualquer postagem deste blog. No máximo você poderá citar trechos dando os devidos créditos e colocando link para postagem original. Caso você não obedeça essa determinação arcará com a responsabilidade perante a legislação sobre direitos autorais.

Se você achar que algum post está utilizando trechos de textos ou imagens que de alguma maneira firam seus direitos, por favor entre em contato no email contato@rstri.com