Menina Prodígio da Informática Morre aos 9 Anos
O presidente e o primeiro-ministro do Paquistão expressaram suas condolências à família da adolescente prodígio da informática, Arfa Karim, que morreu no último final de semana devido a complicações de saúde decorrentes de problemas cardíacos e neurológicos.
Mesmo tendo recebido a oferta de atendimento médico pela gigante do software Microsoft, Karim não teve a melhora suficiente para poder viajar para os Estados Unidos.
Ela se tornou famosa ao se tornar a pessoa mais jovem do mundo a receber, com 9 anos de idade, o certificado de especialista em TI, pela Microsoft, passando por uma série de exames muito difíceis destinados a consultores e programadores de computador.
A certificação conseguida por ela aos 9 anos de idade (Microsoft Certified Professional) fez com que fosse convidada para conhecer a sede da empresa em Seattle. Lá ela conheceu pessoalmente Bill Gates, presidente da empresa, e até chegou a debater com ele a idéia de um carro que possa se auto dirigir sozinho.
Quando a garota ficou doente, a Microsoft chegou a conseguir alguns médicos americanos para apoiar o tratamento de Arfa no hospital em Lahore, sugerindo inclusive que ela viajasse para os Estados Unidos para ser tratada assim que melhorasse. Infelizmente seu estado se agravou e ela veio a falecer antes que conseguisse isso.
Os jornais locais homenagearam a menina dizendo que seu talento é um lembrete de que o Paquistão tem mais a oferecer do que extremismo e bombas.
O jornal Dawn chegou a publicar que "O talento de Arfa é um legado para milhões de jovens do Paquistão - um potencial que precisa ser aproveitado" e o Parque Tecnológico de Karachi tecnologia foi rebatizado em sua homenagem com o nome de Karim Arfa IT Media City.
Fonte: