Diabetes - Lentes de Contato Detectam Açúcar no Sangue
As lágrimas de nossos olhos carregam muitas informações sobre nosso corpo. Cientistas do centro de pesquisas da Microsoft e da Universidade de Washington tiveram a idéia de monitorar esses dados utilizando lentes de contato.
A camada líquida que recobre nosso olho é conhecida como fluido lacrimal. Ela possui três camadas. A mais externa é formada por lipídios e evita a evaporação de água.
A camada aquosa intermediária controla a oxigenação é formada por água, sais minerais e complexos imunológicos. A camada interna é a que tem contato com a superfície da córnea evitando que fique ressecada.
Os pesquisadores estão equipando as lentes de contato com sensores de glicose que poderão colher dados no líquido que recobre olho. Assim será possível obter informações sobre a taxa de açúcar no sangue e enviar a um dispositivo de monitoramento por uma conexão sem fios.
Esta tecnologia pode beneficiar principalmente pessoas doentes que precisem monitorar diariamente por várias vezes ao dia a glicose no sangue como os portadoras de diabetes Tipo 1.
O pesquisador Desney Tan da Microsoft explicou que outros estudos já vem obtendo sucesso utilizando nanotecnologia para embutir sondas óticas em lentes. Ele informa que a medida que as enzimas interagem com o fluido lacrimal, são feitas medições através de eletrodos bio–compatíveis adaptados às lentes de contato.
Em novembro do ano passado (2011) outros participantes do mesmo projeto, o pesquisador Babak Parviz e sua equipe da Universidade de Washington colocaram em lentes de contato um led que acendia quando recebia um sinal.
Toda essa pesquisa faz parte da iniciativa da Microsoft de criar interfaces entre o homem e o computador de forma cada vez mais integrada e transparente. Esses avanços nos fazem prever que num futuro não muito distante uma boa parcela do que ainda hoje é considerado ficção científica seja parte de nossa realidade cotidiana.