China Lança Canal de TV 3D
A emissora estatal da China lançou em caráter experimental, um canal de televisão em 3D, numa tentativa de atrair espectadores e assim incentivar a troca dos aparelhos de TV por aparelhos capazes de reproduzir imagens em 3D.
Conforme foi divulgado pela agência de notícias Xinhua, os chineses poderão assistir o canal 3D usando uma TV 3D, óculos especiais um aparelho conectado à televisão. A programação terá uma programação variada incluindo programas que abordem assuntos como artes cênicas, desenhos animados, filmes e esportes. A promessa é de que nesse canal será transmitido também a próxima Olimpíada de Londres.
Inicialmente de distribuição gratuita, a disponibilização do canal 3D pela Rede Estatal é o resultado de uma parceria firmada com a Beijing TV, a Mídia Shanghai Group, a Jiangsu TV, a TV Tianjin e a Shenzhen TV. Cada uma das redes criou unidades de produção de programação 3D para disponibilizar aos telespectadores.
O lançamento oficial do canal chinês de TV 3D será no próximo dia 23 de janeiro de 2012, marcando o início do feriado do Ano-Novo Lunar, quando os chineses tradicionalmente viajam para casa para assistirem programas de televisão juntos.
Há um ano, quando governo central chinês alertou sobre a desaceleração do crescimento económico da China, o chefe do órgão regulador de radiodifusão declarou à imprensa local que um canal de televisão 3D pode criar uma demanda por aparelhos de TV 3D, o que movimentaria um mercado de centenas de bilhões de yuans.
A China tem cerca de 500 milhões de aparelhos de TV, de acordo com a agência Xinhua, também já atingiu a marca de mais de 500 milhões de usuários de Internet. Além disso ela é hoje o mercado de maior crescimento em bilheterias de cinema no mundo, com um crescimento de mais de 60% no ano passado chegando a movimentar cerca de 1,5 bilhões de dólares.
Atentos ao surgimento do canal de TV 3D, alguns comerciantes chineses estão cortando o preço dos televisores convencionais em cerca de 50% .
Fonte: