Lei proíbe venda de sprays a menores de idade
Foi aprovado ontem, o Projeto de Lei 706/07, do deputado Magela (PT-DF), que proíbe a venda de spray a menores de 18 anos com o objetivo de coibir pichações. A matéria que ainda deverá ser apreciada pelo Senado estabelece que os produtos deverão trazer o alerta:
"Pichação é crime (artigo 65 da Lei Federal 9.605). Proibida a venda a menores de 18 anos". O adulto que for comprar sprays deverá apresentar documento e ser identificado na nota fiscal.
Segundo esse projeto de lei o vendedor ou fabricante que descumprir essas determinações deverá sofrer as mesmas punições da Lei 9.605/98, sobre crimes ao meio ambiente:multas, destruição ou inutilização do produto sem o aviso no rótulo além da suspensão de sua venda e fabricação. A pichação já era anteriormente considerada crime com pena de detenção de três meses a um ano e multa.
Os artistas grafiteiros serão diferenciados pois a atividade é consentida desde implique na valorização do patrimônio alvo do desenho com sprays. Se este projeto se transformar lei os produtos que já estejam embalados, e portanto sem o texto exigido, poderão ser vendidos até que seja vencido seu prazo de validade.
Fonte: Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br