Obesidade e o Risco de Câncer
É incrível que menos de 3% das pessoas saibam que a obesidade aumenta consideravelmente o risco das pessoas desenvolverem câncer. Uma pesquisa recente realizada nos Estados Unidos pela sociedade americana contra o câncer, cerca de 14% das mortes por câncer em homens e 20% das mortes por câncer em mulheres são causadas pela obesidade.
Os dados são realmente alarmantes, considerando que a obesidade é um problema crescente no mundo todo. Especialistas consideram que as mulheres são mais propensas a terem câncer nos seios, vesícula biliar, ovários, cólon e colo do útero, enquanto nos homens a incidência maior é de câncer no cólon e reto.
Existem mais de 200 tipos de câncer mas somando-se os casos de câncer de mama, pulmão, intestino e próstata chega-se a metade do número total de casos, evidenciando a grande incidência de câncer nesses órgãos. O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres.
As mulheres obesas por possuírem taxas mais elevadas do hormônio estrogênio (ou estrógeno) em seu corpo estão mais propensas a desenvolverem câncer.
Há muito tempo já é sabido que o estrogênio é um importante fator no desenvolvimento do câncer de mama e há alguns anos uma pesquisa o relacionou também ao câncer de pulmão. Isso ficou evidenciado por pesquisas que indicaram que as mulheres desenvolvem o câncer de pulmão mais cedo do que os homens mesmo que tenham sido menos expostas aos efeitos do fumo.
Sabe-se que o câncer de pulmão desenvolve-se de forma diferente entre homens e mulheres tanto no tipo de tumor quanto nos mecanismos biológicos que levam a o aparecimento da doença.
Sendo produzido principalmente nos tecidos gordurosos, o Estrogênio pode ter sua taxa bastante aumentada nas mulheres obesas.
Uma boa alimentação, associadas a condições de vida mais saudáveis pode ajudar significativamente na prevenção da obesidade e do câncer. Embora muito mais freqüente em mulheres o câncer de mama pode afetar também os homens. Pesquisas recentes indicam um aumento na incidência desse tipo de câncer em homens nas últimas décadas tendo a obesidade um importante papel também nesse crescimento pois também no homem aumentam as taxas de estrogênio no sangue.
O risco de câncer de mama após a menopausa é maior e causa mais mortes entre as mulheres obesas.
Muitos dos fatores de risco para o câncer de mama não sejam possíveis de serem evitados, como predisposição genética, histórico familiar, idade da primeira menstruação, número e idade da gravidez e idade da menopausa. Já a obesidade é um importante fator de risco que pode ser controlado.
Se considerarmos que a obesidade na população vem aumentando gradativamente ao longo dos últimos anos e com ele o aumento de doenças comprovadamente associadas como por exemplo a diabetes, as doenças cardíacas e também o câncer é fundamental a conscientização da pessoas no que se refere ao controle de peso.