Heliodisplay a tecnologia de Guerra nas Estrelas torna-se realidade
Há alguns meses um grupo de pesquisadores japoneses já tinha anunciado que haviam desenvolvido um projetor que é capaz capaz não só de projetar uma imagem 3D no ar como permitir que ela possa reagir ao toque proporcionando interatividade.
Neste artigoAIST develops 3D image projector é detalhado o mecanismo que utiliza feixes de laser criando emissões de plasma de nitrogênio e oxigênio no ar.
Mas outro display tridimensional, ainda mais impressionante já é oferecido agora pela empresa http://www.io2technology.com/. É o chamado MID-Air Video Display ou apenas HelioDisplay.
"Conecte qualquer computador ou DVD usando um cabo normal de vídeo e o Heliodisplay vai funcionar como um monitor secundário mostrando imagens e vídeos do seu PC ou DVD." Diz o anúncio no Website da empresa.
Embora a própria empresa admita que a tecnologia ainda está na fase inicial e que ainda não proporciona um grau de definição muito alta (embora suporte resolução1024 x768 ou ainda maior). Considerando que os monitores de CRT e LCD possuem décadas de aperfeiçoamento, podemos prever que num futuro próximo a interface tridimensional utilizada por Tom Cruise no filme Minority Report ou o jogo de xadrez jogado por Chewbacca no filme Guerra nas Estrelas serão uma realidade.
Usando o dedo, um lápis, uma caneta ou qualquer objeto para selecionar e navegar podemos interagir com o HelioDisplay da mesma forma como se fosse um desses monitores sensíveis ao toque. A única diferença segundo o fabricante é que não há um contato físico propriamente dito com o monitor e sim com a imagem tridimensional que ele projeta.
A diferença de luminosidade no ambiente parece também não afetar a visibilidade das imagens no Heliodisplay. Na foto ao lado pode-se comparar a mesma figura sob diferentes condições de luz ambiente.
O fabricante afirma ainda que a incidência de luz é significativa na qualidade da imagem da mesma forma que acontece hoje com os monitores e televisores disponíveis no mercado onde a incidência de luz solar direta prejudica bastante a visibilidade.
Abaixo são mostradas algumas imagens e vídeos do inovador HelioDisplay: