Charge Retrata Obama Como Macaco?
Uma charge publicada hoje pelo jornal New York Post gera uma onda de protestos entre os ativistas contra a discriminação racial nos estados unidos.
O desenho une dois assuntos que viraram notícia nesta semana, o “Plano de estímulo econômico da Administração Obama” e a história do “Chimpanzé que a polícia americana matou por que estava atacando um mulher em Connecticut” mostrando um policial atirando no macaco enquanto o outro lhe diz: 'Now they will have to find someone else to write the stimulus bill.' (Agora eles vão ter que achar outro para escrever o próximo plano de estímulo).
Muitos estão interpretando que o desenho insinua que o macaco seria o próprio presidente Obama.
O ativista de direitos civis Al Sharpton qualificou a charge como “Racialmente Ofensiva” tendo em vista que historicamente os Afro-Americanos são chamados de macacos por racistas.
Col Allan, Editor chefe do jornal New York Post, defende o cartunista Sean Delonas dizendo que "A charge é uma nítida paródia ao noticiário atual, satirizando a morte de um chimpanzé pela polícia em Connecticut.
Ela faz graça com os esforços de Washington para revitalizar a economia. De novo, Al Sharpton se revela nada mais que um oportunista aproveitando a publicidade."
A rede de ação nacional liderada por Al Sharpton já planeja manifestações defronte a sede do jornal em Manhattan. A Casa Branca diz que não vai se manifestar sobre o assunto.
Via: BBC News