7 Dicas Para uma Gravidez Saudável
Cuidar da saúde é sempre fundamental mas enquanto você estiver grávida é ainda mais importante: você precisa cuidar ainda melhor de si mesmo porque está afetando diretamente a vida de outra pessoa de outra pessoa – o seu bebê.
Aqui está a 7 dicas para ajudá-la ao longo da gravidez.
1. Se você fuma, uma das coisas mais importantes que você pode fazer é parar de fumar: bebês nascidos de mães que fumam tem um menor peso médio de nascimento, são mais propensos a nascerem prematuramente e correm maior risco de morte por síndrome de morte súbita infantil do que os de não-fumantes. Mesmo se você já estiver grávida, parando de fumar beneficiará o bebê durante o tempo restante de gravidez. Não é só o bebê que irá se beneficiar. O pós-parto trará menos complicações para você também.
2. Por outro lado, é importante prestar atenção a sua dieta. Muitas mulheres acham que tem que 'comer por dois', mas as pesquisas mostram que as mulheres só precisam de um reforço extra de 200 a 300 calorias por dia durante a gravidez. O importante é garantir que você obtenha as proteínas, vitaminas e minerais necessários para construir outro ser humano. Essas calorias extras de 200-300 não deve ser desperdiçadas em chocolate ou batatas fritas, mas devem ser ingeridas através do consumo de comidas como frutas, legumes, etc. Também é importante aumentar a sua ingestão de água, que entre outros benefícios ajudará a evitar a prisão de ventre.
3. Um suprimento adequado de vitaminas e minerais é importante em todas as fases da gravidez, desde a concepção. Por exemplo, uma deficiência de uma das vitaminas B, ácido fólico, no primeiro mês de gravidez pode levar para o bebê nascer com lábio leporino, doença cardíaca congênita ou espinha bífida. Os ácidos graxos Omega-3 (obtida através da ingestão de carne de peixes, óleo de linhaça, nozes e espinafre) são importantes para o desenvolvimento dos olhos e do cérebro do bebê. O Omega-3 também reduz o risco de parto prematuro e depressão pós-parto. O ideal é obter essas vitaminas através de uma boa e equilibrada alimentação. Os suplementos vitamínicos só devem ser tomados se forem aprovados pelo seu médico.
4. Muitos especialistas em saúde advertem que é melhor evitar totalmente o álcool durante a gravidez. Isto pode parecer difícil para a mulheres grávidas que convivem com pessoas que bebem socialmente. Mas é importante lembrar que o álcool é um veneno para o desenvolvimento do bebê.
5. A gravidez não é um período de pleno repouso. Considerando que ter períodos de descanso é de vital importância para uma boa gravidez, muitos especialistas acreditam que as mulheres grávidas saudáveis devem fazer cerca de 30 minutos de exercício moderado diariamente.
6. É também importante minimizar a exposição a substâncias químicas tóxicas durante a gravidez, portanto não é hora de pintar a casa e nem utilizar produtos de limpeza fortes. Principalmente nas fases iniciais da gravidez quando o bebê é particularmente vulnerável.
7. Muitas mulheres acham a gravidez estressante e isso pode ser um momento particularmente bom para se dedicar a terapias alternativas, como Florais de Bach, homeopatia, meditação, entre outras.
Gerar uma nova vida é algo de milagroso. Faça o melhor que puder pois a nova vida começa muito antes de você ter o bebê em seus braços.
Referência:
Artigo da Dra. Jane Thurnell-Read pesquisadora em saúde alergia e stress, autora dos livros "Allergy A to Z" e "Health Kinesiology". http://www.healthandgoodness.com