Cientistas desenvolvem a 'água seca'
Embora aparentemente contraditório, a ‘água seca’ é uma espécie de pó granulado formado por gotículas de água revestidas por uma camada de sílica.
A curiosa substância possui a habilidade de absorver gases tornando-a muito útil em várias aplicações como absorver o dióxido de carbono auxiliando no combate ao aquecimento global. Além disso ela poderá ser usada para armazenar o gás metano expandindo assim o potencial energético do gás natural.
A substância que se parece muito com açúcar poderá também ser utilizada como um catalisador capaz de acelerar reações químicas importantes o que deverá auxiliar na fabricação de medicamentos, alimentos e outros produtos além de representar uma grande economia de energia durante esse processo.
O Dr. Ben Carter da Universidade de Liverpool, Inglaterra, apresentou a pesquisa sobre a água seca em Boston, Estados Unidos na 240ª reunião anual da Sociedade Química Americana (American Chemical Society).
Ele mostrou que essa tecnologia poderá ser adaptada criando-se emulsões ‘secas’ que permitiriam misturar dois líquidos que normalmente não podem ser misturados como óleo e água. Além disso emulsões ‘secas’ seriam ideais para armazenar e transportar líquidos potencialmente perigosos.
A estranha invenção que na verdade é composta 95% por água (digamos molhada) não tardará a ser disponibilizada comercialmente segundo notícia publicada pelo Yahoo que pode ser verificada aqui