Alzeheimer - Anunciada maior descoberta em 15 anos
Uma descoberta divulgada na Revista Nature Genetics está sendo considerada a mais importante revelação sobre a doença de Alzheimer dos últimos 15 anos. Dois estudos evidenciaram que três novos genes se juntam ao mais conhecido gene APOE4 como importantes fatores de risco para a causa mais comum do estado de demência.
Segundo uma professora de Genética Neuropsicológica na Universidade de Cardiff, na Grã-Bretanha, que liderou uma das pesquisas, Julie Williams, esses elos genéticos ligados ao Alzheimer, seriam responsáveis pelo desenvolvimento da doença em até 20% dos pacientes. Ela explicou à imprensa londrina neste domingo que se for possível retirar os efeitos prejudiciais desses genes por meio de tratamentos, poderia ser reduzida a proporção de pessoas que desenvolvem Alzheimer". Apenas na na Grã-Bretanha, quase 100 mil pessoas poderiam evitar a doença com a erradicação dos efeitos dos três novos genes.
A doença de Alzheimer afeta mais de 26 milhões pessoas em todo o mundo e não tem cura. E esstima-se que até o ano de 2050 o número de casos no mundo supere a marca de 100 milhões de pessoas.
Fonte: http://veja.abril.com.br